29.11.10

RESSONAR 2011! MAIS UMA EDIÇÃO DO FESTIVAL MAIS LEGAL DA CHAPADA!


De 18 a 22 de Janeiro de 2011

Produzido a cada ano na lua cheia de janeiro, o Ressonar nasceu de uma rede de conhecidos grupos de artistas, místicos, ambientalistas e realizadores que juntando seus ideais e fantasias decidiram criar um festival na Chapada Diamantina.

O Ressonar é como um pequeno reino temporário que perdura por apenas cinco dias e onde a religião maior dos seus habitantes é adorar à Deusa Arte em suas infinitas manifestações. Seja muito bem vindo a trazer sua arte, história, mágicas e também suas tendas, lendas, velas e tudo que possa vibrar e ressonar para esse minúsculo país que surje do nada, esse universo paralelo que brota em um antigo garimpo nas proximidades de Lençóis.
Um dos objetivos maiores do festival é deixar o lugar do encontro mais rico e diverso do que quando o encontramos. Sempre buscamos locais nos quais podemos utilizar a energia do festival de forma a recuperarmos ambientes degradados, com técnicas como as da Permacultura e Biodinâmica. No fim, o festival vai para outro lugar e nos seres que ali vivem a ressonância continua.
Podemos ser tanto destrutivos como criativos na natureza. Esse é o mote do festival.






27.11.10

24.11.10

Remanso sob o olhar de Marcelo Abreu Góis



O Remanso é uma comunidade quilombola da Chapada Diamantina, que fica no município de Lençóis. Veja o olhar poético do cineasta bahiano Marcelo Abreu, morador de Lençóis sob a beleza dessa comunidade.

19.11.10

Gruta da Lapa Doce

Leão de Calcário - Espeleotema na Gruta da Lapa Doce

A Gruta da Lapa Doce é um dos pontos turísticos mais visitados da Chapada, situada em Iraquara, essa gruta possui muitas estalactites, stalagmites e formações curiosas. O passeio só pode ser feito com o acompanhamento de um guia local que leva além da iluminação muitas informações sobre a formação dos espeleotemas, vale as pena conhecer a Gruta da Lapa Doce e provar o maravilhoso bolinho de queijo feito por Dª Rita a proprietária do local.

17.11.10

Xique Xique de Igatú

Igatú é um dos povoados mais charmosos e tranquilos da Chapada Diamantina, essa antiga vila de garimpeiros possui centenas de ruínas de tocas e casas construidas com pedras, e é um interessante ponto de visitação na Chapada. O povoado possui uma galeria de arte muito charmosa, que também abriga um museu a céu aberto de memórias da época do garimpo. Vale a pena conhecer em Igatú a oficina de jóias de Cristiano e Gabriel, a venda de Amarildo um cronista que escreve livros á mão, e as histórias de seu Chiquinho um garimpeiro que conheçe muitos causos interessantes da região.

15.11.10



Mestre Osvaldo antes de mais nada foi um guardião das histórias e memórias da Chapada Diamantina, inventor, colecionador, de documentos, fotos antigas, diamantes, antiguidades, consertador de todos os mecanismos possíveis e imagináveis, nunca negou auxílio a quem quer que fosse para acessorar obras, invenção de fórmulas e soluções para engenharias diversas.

Figura curiosa de Lençóis, dizia que pelo passo e olhar que o garimpeiro mostrava ao lhe ver, já podia dizer o tamanho do diamante que este trazia para ser vendido ou avaliado. Mestre Osvaldo se foi mas deixou de herança para a história da Chapada Diamantina, todo o acervo que recolheu e comprou durante toda a sua vida. Peças antigas do garimpo, daguerreótipos e retratos, documentos da época do coronelismo, azulejos, peças do primeiro carro a chegar até lençóis, coleção de areias coloridas da chapada, achados arqueológicos e muitos outros tipos de materiais.


12.11.10

As águas da Chapada Diamantina

As águas da Chapada Diamantina tem uma coloração marrom acobreada, essa cor é derivada da matéria orgânica em decomposição. O solo da Chapada é rochoso e a matéria orgânica se deposita sobre ele, quando a água passa por essa camada ela adquire essa coloração, advinda dos taninos e ácidos húmicos presentes nesse material.

10.11.10

Coleção de Diamantes de Mestre Osvaldo

Uma mostra das cores de diamantes que a Chapada Diamantina produzia na época do garimpo. Essa coleção particular pertenceu ao saudoso Mestre Osvaldo grande guardião de nossa história.

Acontece em Lençóis

As melhores e mais variadas sugestões para presentes femininos e masculinos, artesanais, recicláveis e importados. Arranjos de mesa, Decoração natalina e as mais deliciosas dicas para sua Ceia de Natal. Não percam.


Dia 12,13,14 e 15 de Novembro
Das 17 às 23 Hs
Local: esquina da RUA DAS PEDRAS com o BECO TAMANDARÉ. Lençóis.

6.11.10

Cachoeira da Fumaça - Vídeo Fantástico

Esse vídeo é demais, foi feito pelo Rogério da Agência NASALTURAS a cachoeira da fumaça é uma das mais altas do Brasil e aqui vai contra a lei da gravidade, quando a cachoeira está assim quem vem de longe pensa realmente que é fumaça.

5.11.10

Estragos deixados pelo fogo na Chapada Diamantina.

Veja a matéria que saiu no Portal Terra de Lucas sobre os estragos causados pelo incêndio do dia 09/09 em Lençóis. Ramiro da Chapada levou o jornalista Emerson Azevedo para avaliar in loco os estragos causados pelo fogo.




Conheça a luta para combater o fogo na Chapada Diamantina, veja um pequeno trecho do documentário Linha de Fogo, realizado pela 3 Marias produtora de cinema e vídeo. O brigadista que está com a camisa azul amarrada na cabeça dentro do helicóptero sou eu Ramiro da Chapada que nas horas de emergência sou brigadista voluntário.


3.11.10

Sim o Jimmi Page andava aqui na Chapada!!!!

Muitos turistas me perguntam quando estou guiando se é verdade que o Jimmi Page andava aqui na Chapada e tem uma casa aqui em Lençóis, pra quem duvida veja o vídeo abaixo:



Já tive oportunidade de ver Jimmi em poucas mas interessantes situações.

Uma vez EDDIE uma alemã que tocava blues e jazz nos bares e calçadas daqui de Lençóis, estava tocando na frente do Restaurante Grisante e eu estava sentado na esquina do Banco do Brasil curtindo o som, e Jimmi estava em pé atrás de mim admirado pela voz super potente de EDDIE, na hora que ela correu o chapéu para arrecadar grana, ele atravessou a rua, colocou uma gorjeta no chapéu e saiu.

Depois ela veio eufórica me dizer: "Ramiro ganhei uma gorjeta de cem dólares" e eu falei pra ela "Sabe quem te deu esa gorjeta? Jimmi Page!" na hora ela saiu correndo pra ver se encontrava ele pra agradecer mas ela já tinha dobrado a esquina da Praça das Nagôs e sumido.

Essa é apenas uma das histórias de Jimmi que eu presenciei, Emílio que é citado nesse vídeo tinha um bar que ele frequentava, e conta várias outras.

Orquídeas da Chapada


Catleya Ellongata

A Chapada Diamantina é um orquidário a céu aberto, em todas as trilhas é possivel se encontrar orquídeas maravilhosas pelo caminho. Essa ilustrada na foto é uma Catleya Ellongata a orquídea símbolo do Parque Nacional da Chapada Diamantina.

O orquidário Pai Inácio é um espaço que fica próximo ao Morro do Pai Inácio, a 200 metros da Br 242, em frente ao posto de gasolina, é um espaço onde o Srº Luís, um militar aposentado, coleciona, pesquisa e cultiva com autorização do Ibama boa parte das espécies de orquídeas encontradas na Chapada, e algumas espécies exóticas. O orquidário recebe turistas de segunda a sábado, e possui além das estufas de flores, piscina natural, mini museu do garimpo, e loja de souvenirs. Vale a pena conhecer o Orquidário Pai Inácio.

2.11.10

Lavadeiras da Chapada Diamantina!


Foto: Alessandro Maucci
A lavagem de roupa no rio é uma tradição da Chapada Diamantina, é nesse momento que as mulheres se encontram, conversam, saem um pouco da rotina do lar e é muitas vezes a única forma dessas mulheres irem ao rio. Também é nesse momento que as crianças que acompanham as mães, brincam, aprendem a nadar, conheçem as lendas do Nego Dágua, e Mãe Dágua, estratégia usada pelas mães para limitar os banhos nos poços fundos do rio.

Um costume antigo é bater as roupas ensaboadas nas pedras para soltar a sujeira, é comum no ponto de concentração das lavadeiras, ouvirmos as pancadas da roupa nas pedras.


Foto: Alessandro Maucci

Esse costume tradicional gera polêmica em alguns lugares como Lençóis por exemplo, onde as lavadeiras deixam muitas garrafas de água sanitária, sacos plásticos, embalagens de sabão, e nas épocas de enxurrada esses resíduos são arrastados pelas águas indo parar no Marimbús. É preciso ser feito um trabalho de conscientização ambiental para sanar esse problema.

1.11.10

Seo Cori Garimpeiro

Seo Cori é um garimpeiro conhecido em Lençóis, que após o final do garimpo criou em seu quintal uma réplica do que era o garimpo na serra para mostrar aos turistas como funcionava a atividade da mineração na Chapada. Famoso por sua simpatia e conhecimento, foi ator principal do filme Jardim de Plástico do cineasta Lençoense Delmar Aráujo. Cori é entrevistado com frequência por diversos canais de tv do Brasil e exterior. O garimpeiro canta nesse vídeo uma música de sua autoria. Sua filha possui um restaurante em Lençóis chamado Bode Grill, onde o turista pode experimentar o delicioso sorvete caseiro que esse gentil velhinho prepara para a sobremesa. A chapada é assim cheia de artistas e surpresas.


Ramiro da Chapada recomenda pode comprar que essa loja é confiável.