DICAS

"Ouça um bom conselho, que eu lhe dou de graça." (Chico Buarque) 




Uma dica muito importante!

Quando resolver vir para a Chapada, o calçado é uma das partes mais mportantes da viagem. Uma bota de trekking é essencial para proteger o seu pé de uma torção, elas geralmente tem canos altos e anatômicos para proteger os tornozelos, são aderentes e dão segurança nos terrenos acidentados das nossas trilhas.

 

Preste atenção!
Se você vai comprar uma bota nova para vir para a Chapada, é muito importante usar a bota uns dias antes e de preferência já vir calçado com ela, para ir amaciando. As botas novas costumam fazer calos nos pés e chegam mesmo a impossibilitar o visitante de curtir as trilhas. Na minha vida de guia já vi isso acontecer diversas vezes. Uma pequena bolha incomodando pode estragar toda uma trilha.


AO CHEGAR NA CHAPADA PROCURE UM CONDUTOR EXPERIENTE!

Muitas pessoas pensam que ter um GPS, comprar um mapa ou apenas tomar informação e sair para uma trilha na Chapada é suficiente. Cuidado! isso pode custar uma vida.
Na Chapada Diamantina o relevo acidentado, aliado a cultura garimpeira esconde fendas perigosas, caminhos antigos da época do garimpo que confundem os turistas, e muitos outros perigos.

Você pode contratar um guia diretamente na ACVL Associação de Condutores de Lençóis, AGE-Associação de guias de Ecoturismo da Chapada Diamantina, ou contratando o serviço de uma empresa de turismo. O guia além da companhia, oferece a história e cultura do lugar, informações sobre fauna, flora, geologia, geografia e demais áreas de interesse.



DICA PARA QUEM VEM DE SALVADOR PARA LENÇÓIS DE ÔNIBUS PELA EMPRESA REAL EXPRESSO!

Traga um agasalho pois o ar-condicionado do ônibus costuma ser muito forte. Diversas pessoas são pegas de surpresa e fazem uma viagem super desconfortável por falta de estarem bem agasalhadas. 



CHEGANDO EM LENÇÓIS NO ÔNIBUS DA MADRUGADA - DICAS

Muitas pessoas vem para Lençóis sem reservas de hotel e agência preferindo escolher na hora. Na madrugada diversos motoristas de agências de turismo vão para a rodoviária e oferecem transfer gratuito para as pousadas alguns até se oferecem para mostrar diversas pousadas para o cliente escolher. Isso é normal pode confiar desde que seja um carro de agência, eis aqui algumas agências que fazem ese tipo de serviço.

ZENTUR, VOLTA AO PARQUE, CIRTUR, POUSADA DOS DUENDES, VERTICAL TRIP, LENTUR.



NÃO CONTRATE GUIAS MIRINS OU CRIANÇAS PARA GUIAR

Muitas crianças se oferecem como guias de turismo e cobram qualquer dinheiro para acompanhar grupos por trilhas de curta duração. Não contrate esse serviço, no caso de qualquer coisa acontecer com um menor em sua companhia a responsabilidade é sua. Muitas vezes os pais estão em casa e nem sabem o que esses meninos estão fazendo na rua. Ao pensar em contratar um guia mirim, pense: Quem cuida de quem?








Ramiro da Chapada recomenda pode comprar que essa loja é confiável.