BIBLIOTECA DA CHAPADA


Os Lençóis e os Sonhos

Orlando Senna narra a saga de Jhon Rikizado misto de garimpeiro e revoltoso que viveu nas serras da Chapada Diamantina mesclando personagens reais, passagens históricas e fantasia com mão de mestre numa narrativa encantadora. Recomendadíssimo.





Plantas Úteis da Chapada Diamantina é um livro indispensável pára quem quer conhecer a fundo a botânica da Chapada, nesse livro o Biólogo Roy Funch detalha as plantas da região indicando nome popular e científico, família, gênero, espécie, uso medicinal e morfologia da planta. O livro é todo em inglês e português sendo um auxílio importante para os guias de ecoturismo prestarem informações precisas para seus clientes. Esse livro está a venda nas melhores lojas e pontos de apoio da Chapada Diamantina.

Nós recomendamos.








O CENTRO DA BAHIA





Livro do Fotógrafo Calil Elias Neto, que retrata de forma ímpar as belezas da Chapada Diamantina. Esse livro tem sua edição esgotada






 Orquídeas da Chapada Diamantina

Esse livro foi escrito pelos botânicos Phillip J. Cribb e Antônio Toscano de Brito, é um estudo detalhado sobre as orquídeas da Chapada Diamantina, o volume apresentado em capa dura, contém 400 páginas que contam com ilustrações do artista Paulo Ormindo feitas a bico-de-pena, e fotografias de Calil Neto. Indispensável para quem estuda orquidofilia ou quer conhecer essa grande riqueza presente na Chapada Diamantina.

Recomendadíssimo!
Veja mais


GUIA CHAPADA DIAMANTINA

Nós recomendamos!


Excelente publicação da Editora Flora, esse guia possui informações valiosas para o turista que deseja aproveitar bem sua visita a Chapada, possui infromações sobre aspectos culturais  de cada cidade da chapada, telefones úteis e dicas interessantes. Adquira o seu agora mesmo!




A série Tempos do Brasil é uma coleção sobre a história natural e a ocupação humana das paisagens mais fascinantes de nosso país. Cada livro da série descreve os patrimônios ambientais em três tempos distintos: o tempo geológico, o tempo biológico e o tempo humano. Com linguagem acessível e ilustrada com belíssimas fotos, a série Tempos do Brasil quer aproximar o leitor da paisagem e transformá-la de mero objeto contemplativo em espaço de interação e entendimento. Este livro é o segundo volume da série e traz um amplo e abrangente panorama dos três grandes momentos de entendimento — Tempo Geológico, Tempo Biológico e Tempo Humano da Chapada Diamantina.
Com textos de especialistas, se faz a abordagem da sua geologia, sua biologia, a questão histórica, seu entretenimento, e especula-se sobre seu destino. Todo roteiro, embasado em belas imagens, gráficos e mapas de fácil condução.




Fruto de uma tese de doutorado, o livro contribui na luta contra a prática predatória do ecoturismo através de abordagens históricas, antropológicas, sociológicas e econômicas. Utilizando literatura, música, poesia e relatos, Francisco Brito levanta os efeitos positivos e negativos do turismo para a população e para a natureza. Ele se preocupa em traduzir a vivência do turismo para os visitantes, a repercussão para os moradores, o impacto sobre o pesquisador; e reconstruir práticas sociais suscitadas pelo turismo, a relação entre antigos e novos moradores e entre eles e os turistas.
A obra é dividida em sete capítulos, e viaja de roteiros internacionais à Chapada Diamantina, a partir da organização de roteiros exóticos consumidos por europeus ocidentais e norte-americanos. Uma viagem que respeita as exigências do ambientalismo e vai além do consumo mercantil da natureza.
Francisco Emanuel Matos Brito













Nesse livro Olympio Barbosa descreve fatos que testemunhou sobre a história do coronelismo na Chapada Diamantina, descrevendo fatos ocorridos com o Coronel Horácio de Mattos chefe político da região em seu tempo.













O Município de Lençóis foi pioneiro na criação de Parques Municipais (1986 e 1996) na Chapada Diamantina e na promulgação de leis que protegem o meio ambiente – especialmente seus recursos hídricos. 

O cumprimento da lei depende, no entanto, não só da sua promulgação e da vontade e capacidade das autoridades locais de efetivá-la, mas, em grande parte, do conhecimento por parte do cidadão e de seu conteúdo e importância. 

Assim, a Fundação Chapada Diamantina preparou este livrinho com as principais leis municipais que tratam do meio ambiente na expectativa de promover seu conhecimento ao público geral e, talvez, estimular as pessoas nos outros municípios vizinhos a criar dispositivos legais semelhantes (e melhores!), dando mais munição para aqueles que querem entrar na luta por uma vida melhor, no presente e no futuro, na Chapada Diamantina.










Depois de décadas de esquecimento, a Chapada Diamantina está voltando ao cenário nacional. 

Antes do início deste século o esgotamento efetivo das jazidas de diamantes tornou o garimpo uma atividade secundária e o povo da Chapada voltou as suas ocupações rurais tradicionais, enquanto a atenção do Estado se voltava mais ao litoral. 

Na década de 80, este quadro começou a mudar através de investimentos em turismo no interior do estado. 

O descobrimento de jazidas inesperadas de prazer nos rios cristalinos da região, nos passeios na serra, na vegetação nativa e no contato com a natureza nas montanhas provocou uma nova "corrida" para a Chapada Diamantina. 

Agora, visitantes de todo Brasil (e do mundo) estão explorando a serra em busca desta riqueza rara e efêmera. 

Este livro pretende ajudar o visitante na sua busca das riquezas naturais da serra. É um simples "mapa da mina" para quem quer saber mais sobre a região - sua geologia, ecologia, história natural, suas plantas e ecossistemas, e a historia do diamante, do garimpo e dos coronéis. 

Diferentemente do diamante, o prazer do contato com a natureza é essencialmente inesgotável; há grandes quantidades para todos compartilharem com suas famílias e amigos. 

Esperamos que sua visita a Chapada Diamantina seja agradável e enriquecedora. 

Fique ciente, porém, que esta riqueza só vai durar se cuidarmos da serra. 









A Visitor's Guide to the Chapada Diamantina Mountains (2004)

The popularity of the Chapada Diamantina has been growing greatly in recent years. A bit off the beaten track, these high mountains are a change from the beaches and sea front resorts that attract so many foreign visitors to Brazil. The towns are small here, and visitor-friendly, the scenery is just fantastic - with lots of waterfalls, rivers, swimming holes, mountain tops to climb, caves to visit, trails to hike, and local cooking to be enjoyed. The Chapada Diamantina has something for everyone. Lots of people come out to spend a day or two and end up staying a week, some have even moved in…It's different and unexpected and it has a charm that you can only experience in the interior of Brazil. 

This book is addressed to the English-speaking visitor who would like to know more about the area - not just what scenic spots to visit, but also more about their geology, history, botany, and wild-life, as well as the culture and customs of the local residents.



Ramiro da Chapada recomenda pode comprar que essa loja é confiável.