Um incêndio florestal de grandes proporções está acontecendo em diferentes pontos da Chapada Diamantina. Um dos maiores focos está concentrado na área da APA Marimbús/Iraquara, a linha de fogo já tem mais de 72 horas de atividade, e já passou por diversas propriedades queimando muitas matas e áreas de nascentes importantes.
As brigadas voluntárias de combate a incêndios florestais estão mobilizadas, mas o número e a intensidade das ocorrências é maior que a capacidade de combate desses guerreiros que arriscam a vida em prol da natureza.
Uma grande área de matas e nascentes da APA Marimbús/Iraquara, próximas ao povoado de Afrânio Peixoto (Estiva) está incendiando, o combate nesse tipo de vegetação é extremamente difícil, pois a densidade vegetal provoca labaredas que atingem mais de dez metros de altura, o calor provocado pelas chamas nem permite a aproximação dos combatentes, nesse caso é preciso o apoio de aeronaves para ajudar a debelar as linhas de fogo.
A comunidade da Chapada Diamantina espera providências urgentes por parte da SEMA (Secretaria de Meio Ambiente), e demais órgãos ambientais do estado.