Após 3 anos de interdição finalmente um acordo foi feito e o Poço Encantado voltará a ser visitado na próxima semana. O acordo foi firmado entre Célio Pinto, Superintendente do Ibama na Bahia e o proprietário da área onde fica o Poço Encantado, Miguel Jesus da Mota. Para a reabertura do poço algumas exigências terão de ser cumpridas são elas: Iluminação da caverna, limpeza da trilha e uma inspeção da segurança no local.
O proprietário deverá buscar uma autorização junto a Secretaria de Patrimônio da União, e uma Licença Ambiental junto ao Ibama para explorar a área permanentemente. Um termo de ajustamento de conduta será assinado com o Ministério Público Federal para que seja contratado um especialista da área de cavernas para acompanhar essa atividade na Chapada Diamantina.
A reabertura do Poço Encantado está sendo recebida com festa pela população da Chapada e pelo trade turístico.
Fonte de Consulta. Jornal a Tarde - Materia: Glauco Wanderlei
Iro, Iro, Iro é o blog do Ramiro
ResponderExcluirja era hora heim,demoro agora é sop se redaptar para fazer o roteiro pra la.
peitin!!!!
Com certeza Ítalo precisamos agora readaptar o roteiro para o Poço Enacantado, lembrando que nesses 3 anos sem visitar o Poço conseguimos melhorar a estrutura de Igatú, e agora não podemos simplesmente abandonar aquela visita que é muito bacana também!
ResponderExcluirQue boa noticia!! Agora é não descuidar na preservaação e zelo para com aquele que é por si,demonstraçãao da generosidade do Universo...
ResponderExcluirCom certeza, esperamos que a interdição sirva de lição, e faça com o que o cuidado seja aumentado, pois o Poço Encantado é uma maravilha da natureza e pertence a todos!
ResponderExcluirFala Grande Ramiro!
ResponderExcluirTodos nós te amamos muito!
Então, pelo q entendi o poço tem dono??? Mas e a lei das nascentes e rios???? Ñ é tudo propriedadwe da Marinha??? Ou o Cara tem o comodato q vale por 99anos??? Bem, o importante é q vai ser reaperto e isso já é motivo de felicidade e vitória!
Juvenal Júnior
ResponderExcluirO poço fica numa área que é uma propriedade particular, o subsolo pertence a união, o proprietário tem direito a cobrar pela cessão do acesso ao local. O mesmo ocorre na Gruta da Lapa Doce, Gruta da Torrinha e na Gruta da Pratinha onde os proprietários das áreas cobram uma taxa pelo acesso.
Mas só temos a comemorar pela reabertura do Poço que é um patrimônio do Brasil e que é um espetáculo para ser apreciado por pessoas do mundo inteiro.