11.3.11

O POÇO ENCANTADO FOI REABERTO!


foto: Reginaldo Pereira / Agência a Tarde
O Poço Encantado uma das maiores atrações da Chapada Diamantina foi reaberto hoje (11/03/11) após 3 anos e 4 meses de interdição. Estiveram presentes na cerimônia o Secretário de Turismo da Bahia Srº Domingos Leonelli, o Secretário Extraordinário de Assuntos sobre a Copa Srº Ney Campello, o Presidente do Instituto Chico Mendes de Conservaçãoda Biodiversidade (ICMBio), Sr. Rômulo José Fernandes Barreto Mello, o Chefe do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (CECAV), Sr. Jocy Brandão Cruz, bem assim o Superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Dr. Célio Costa Pinto, além de lideranças políticas da Chapada Diamantina, orgãos ambientais, empresários do trade turístico e imprenssa.


Placa de interdição sendo removida: foto ALEXANDRE KODA - webventure.com.br


A cerimônia simples começou com o advogado de Miguel o guardião do poço, Srº Celso Ricardo notificando os presentes,  e após uma explanação religiosa proferida por um morador local a palavra foi passada a Miguel que solicitou ás autoridades presentes melhorias nas estradas que dão acesso ao atrativo e melhoria na cobertura de vôos regionais para a Chapada, disse ainda que não desejava para nenhum outro zelador de atrativo, a experiência que ele passou sendo proibido de explorar o acesso a gruta por tão longo período.

O Secretário de Turismo da Bahia, em seu discurso, disse que  as melhorias das estradas da região estão previstas em orçamento e noticiou que a Chapada contará com outro vôo semanal, para alavancar o turismo no destino. Falou da satisfação em saber que o poço volta a representar a boa imagem da Bahia mundo afora, e após a assinatura dos termos da reabertura, o secretário e demais autoridades foram visitar o grande lago de águas azuis que o lugar abriga.

Miguel o Zelador do Poço Encantado

O zelador Miguel terá que obedecer uma série de medidas de preservação e contará com a orientação de um profissional da área. Entre as mudanças ocorridas no plano de manejo da visitação, menores de 12 anos não poderão visitar o Poço Encantado, e menores de 12 a 18 anos só entrarão com termo de responsabilidade assinado pelos pais.

Durante a interdição Miguel teve que mandar parte da família para o município de cascavel, seu irmão Ailton Mota disse que foram 3 anos e 4 meses de pesadelo, mas que agora iriam fazer tudo da melhor forma para que o poço nunca mais venha a sofrer outro tipo de interdição, enqanto a gruta estava interditada Ailton que é condutor de visitantes, teve que quebrar pedras e trabalhar em fazendas vizinhas para se manter.

A chapada está feliz com a reabertura do Poço oferecendo de novo a experiência ímpar ao visitante de conhecer essa maravilha da natureza. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário

Ramiro da Chapada recomenda pode comprar que essa loja é confiável.